Letícia Alexandra


AIR BRUSH

     Há tempos a maquiagem deixou de ser um quesito indispensável somente em visuais preparados para comemorações especiais. Hoje em dia as mulheres estão se produzindo inclusive para situações cotidianas.
     Ao observar essa mudança de postura, muitas empresas do ramo de cosméticos intensificaram suas pesquisas em produtos e técnicas de maquiagem. E um dos resultados é o airbrush. Mas o que faz um procedimento com nome tão diferente? É uma maquiagem realizada por meio de uma pistola ligada a um compressor de ar, a qual produz jatos de tinta direcionados aos pontos que se deseja maquiar, tanto no rosto quanto no corpo. O equipamento é transportável e fácil de manusear.
     O objetivo da técnica é criar uma maquiagem sem falhas. “É possível esculpir, contornar, dar forma e salientar os traços de maneira suave por meio de nanopartículas de maquiagem“, afirma Tara David, vice-presidente da Temptu, uma das primeiras empresas a inserir no mercado internacional a maquiagem com o airbrush.
Make Convencional                              Make Air Brush


Airbrush e a tecnologia
     Exatamente por sua precisão, ele é o “queridinho” dos profissionais que trabalham em filmes, televisão e fotografia. “Quando a maquiagem se fixa na pele, os microgrânulos, que simulam ‘pixels’, secam e são captados por câmeras digitais e fotográficas de alta definição”, diz Júlia Benedetti, diretora de marketing da Catharine Hill.
     Na indústria cinematográfica, a técnica pode ser vista nos personagens de produções como “Senhor dos Anéis” e “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. Na televisão, brilha nos aclamados “Desperate Housewives” e “Heroes”, assim como na rede de notícias norte-americana CNN. “Existe uma demanda pelas últimas novidades, e o airbrush é uma delas. Os consumidores desejam o que está sendo usado em Hollywood, e esta é a mais nova opção”, diz Tara.
Sweeney Todd            make: air brush


 Início do Air Brush:
     Em 1958, os estúdios MGM começaram a filmagem do filme épico “Ben-Hur” (1959). Durante essa produção, os maquiadores sentiram a necessidade de aplicar falsos bronzeados nos figurantes. Então, o airbrush, criado em 1893 para aplicações mais delicadas em pinturas, foi a grande aposta para essa tarefa. Os maquiadores se utilizaram dessa técnica para caracterizar os atores, aplicando um spray com foundation temporário. O método funcionou extremamente bem. Assim nasceu a maquiagem colocada por meio do airbrush.
Air Brush para falsos bronzeados


* Histórico fornecido por Tara David, vice-presidente da Temptu

Airbrush: vantagens     A aplicação da maquiagem com o airbrush tem algumas vantagens incontestáveis. A primeira delas é a naturalidade do resultado, pois os produtos se fundem com a pele e asseguram um rosto maquiado com aspecto natural. A outra é que, em tempos de TV digital, esse tipo de maquiagem camufla pequenas imperfeições do rosto de quem aparece na “telinha”. A durabilidade é muito maior, fixa por até 12 horas na pele e pode ser removido com demaquilante.

antes com air brush

depois com air brush

revista cabeleireiros.com


Categories:

Leave a Reply