Letícia Alexandra

Pincéis
Se você já tentou aplica sombra (principalmente se for solta) com um pincel sintético, deve ter notado que o pigmento não adere bem, chamamos isto de "fall out" (uma poeirinha de sombra que cai na bochecha durante a aplicação).
Se já tentou aplicar base ou corretivo líquido com um pincel de cerdas naturais, deve ter notado que é mais difícil de espalhar, parece que o produto não rende. É como se o pincel absorvesse parte do produto.
Isso acontece porque os fios naturais possuem escamas, por onde o produto fica retido. Sendo assim é mais fácil trabalhar o pó com eles.
Já os fios sintéticos são lisos, e por isso são melhores para espalhar cremes ou líquidos.
Muitas marcas de maquiagem mineral usam pincéis sintéticos na aplicação de seus pós. O que acontece é que você vai pegar uma quantidade menor de produto por vez (já que esta é a finalidade do make mineral).
Pincéis sintéticos também são bons para quando você quer uma aplicação mais suave, como no caso de blushes muito pigmentados. Você vai adicionando cor aos poucos, e tem mais controle do pigmento.
Existem mais de 60 tipos de fibras de pincéis, que vão das naturais até as sintéticas, passando pelos duo fibers. Cada um é feito para um tipo de textura diferente de produtos, e seu uso correto dá acabamento impecável à maquiagem. Vamos pontuar para um melhor entendimento:

• Cerdas Naturais: São indicadas para aplicação de produtos em pó. Finalizam a maquiagem com maciez. Podem ser feitos de crinas de cavalos, pelos de lontras, texugos, esquilos, cabras e até pôneis. O material costuma variar com o preço: os mais duros são os feitos a partir de crinas; os mais macios, pelo de lontra. São mais difíceis de serem limpos, pois são mais densos e demoram mais para secar. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a algum tipo de pincel natural, então fique de olho!

• Cerdas Sintéticas: São indicadas para aplicação de produtos líquidos ou em creme, pois são mais fáceis de limpar. Também dão maior firmeza à aplicação. Normalmente são feitos à base de fibras sintéticas, nylon ou taklon - uma fibra sintética tratada de forma a se assemelhar ao máximo com a textura e a finalidade de um pelo natural. Suas cerdas são lisas e não absorvem o produto. Apesar de serem sintéticos, dependendo do produto e marca, não são necessariamente duros. Existem muitos pincéis sintéticos mais macios que alguns naturais. É muito difícil alguém apresentar reação alérgica a fibras sintéticas.

• Duo Fiber: São pincéis confeccionados com dois tipos de fibras: a parte preta é composta de fibras naturais, já a parte branquinha é composta por fibras sintéticas, do mesmo material que a fibra ótica. Podem ser utilizados para aplicar itens líquidos ou em pó. A promessa deste tipo de pincel é um acabamento perfeito que confere à maquiagem um ar bem mais natural, uma vez que o pincel não deixa excessos do produto no rosto, e combina os dois tipos de fibras. Normalmente são mais caros, e já existem duo fibers para olhos também.



1. Aplicar Pó

2. Aplicar Pó

3. Aplicar blush

3S. Aplicar blush e contorno do rosto (correção*), esse pincel chanfrado também pode ser usado para aplicar iluminador facial.

4. Aplicar blush

5. Aplicar blush

6. Correções *

7. Correções *

31. Correções *

32. Correções * Especialmente de pequenas área, como do nariz.

8F / 8 / 9 / 10S / 11 / 12 / 13 / 14 / 15 / 16. Aplicador de Sombra de vários tamanhos e formatos. Pincéis como o 08, uso para aplicar iluminador na margem da sobrancelha, 10S é bom para aplicar sombra no contorno do côncavo, o 8F para preencher toda a pápebra com uma sombra base, e por aí vai...

17 / 21 / 25 / 28 / 29 / 30. Pincel para delinear os olhos, que também podem ser usados para fazer correções na sobrancelha. Normalmente são de cerdas sintéticas. São picéis normalmente de cerdas sintéticas e firmes... Ótimos para fazer linhas, detalhes, contornos...

22. Pode ser usado para aplicar batom.

33. Esfumar sombra (Sempre devem ser MUITO macios).

34. Aplicar sombra no côncavo

35. Corrigir a sobrancelha, usando sombra ou lápis de sobrancelha.

42. Aplicador de máscara para cílios, também usado para pentear as sobrancelhas.

44. Aplicador de espuma para sombras (NÃO COSTUMO USAR PARA NADA! RS!) É um ítem difícil de higienizar e praticamente descartável. Além de acumular muito produto.

45. Escovinha para sobrancelha e o lado do pente, serve para separar os cílios após a aplicação do rímel.

23. Pincel para aplicar batom, e fazer contorno dos lábios.

40. Pincel “Vassourinha” ou “ Leque” ( FAN) Usado para aplicar pó facial e compacto, e retirar excesso de pó. Esse pincel, diferente do nº 41, é bem mais espesso e denso, com cerdas bem macias.

41. Pincel “Vassourinha” ou “ Leque” (FAN), usado para limpeza de resíduos de maquiagem no rosto, como sombras e pó, e também para aplicar iluminador facial.

46. Aplicação de bases líquidas e cremosas (Suas cerdas são sintéticas ou mistas), este tipo de pincel também é bom para aplicar “primer” e hidratante facial.

47. Aplicação de Corretivo (Suas cerdas são sintéticas)

48. Aplicação de Corretivo (Suas cerdas são sintéticas)

49. DUO FIBER “Optic brush” – Pincel para aplicação de bases, pós e blush, este tamanho é perfeito para aplicar bases e pós.

50. DUO FIBER “Optic brush” – Pincel para aplicação de bases, pós e blush, este tamanho é perfeito para aplicar blush.

51. DUO FIBER “Optic brush” – Pincel para aplicação de bases, pós e blush, este tamanho é perfeito para detalhes e correções.

52. Pincel tipo “lápis” – “Crease”, para fazer detalhes com a sombra, como marcar o côncavo.

53. Pincel tipo “lápis” – “Crease”, para fazer detalhes com a sombra, como marcar o côncavo.

54. Pincel Kabuki , mais utilizado para aplicar maquiagem mineral, pós e blush.

55. Pincel Kabuki (base chata / "buffer"), mais utilizado para aplicar maquiagem mineral, “bronzers” e dar POLIMENTO a maquiagem.

56. Pincel “Buffer”, mais utilizado para aplicar maquiagem mineral, “bronzers” e dar POLIMENTO a maquiagem.

57. Pincel "Blending": Para esfumar a sombra (Dê preferência para os de pêlos naturais e MUITO macios).

58. Pincel "crease", "pencil" ou Lápis: Bom para marcar o côncavo e aplicar sombra rente aos cílios inferios.

Um grande bj,
Alexandra Letícia.

fonte: Internet, Monica Felix, MAC,Catharine Hill.

Categories:

Leave a Reply